Aula 6 – Ferramentas de Venda

FERRAMENTAS DE VENDA

Veja abaixo as principais ferramentas de vendas.
Persistência e Paciência
Uma das qualidades chave em um ambiente tão volátil como o de vendas é a paciência, uma vez que o cliente quer a melhor solução que satisfaça suas necessidades e sempre avaliam todas as opções disponíveis. Se você for uma pessoa impaciente e pressionar a venda, o cliente pode sentir sua ansiedade e hesitar em se comprometer.

Faça Perguntas
Estimular uma discussão e fazer com que o cliente potencial se sinta incluído facilitará a apresentação de vendas e, possivelmente fechar o contrato. Essa atitude demonstra sua preocupação genuína pelo problema do seu cliente e que gostaria de saber mais sobre ele. O hábito de fazer perguntas inteligentes deve fazer parte da natureza dos profissionais de vendas, pois quanto maior o interesse você demonstrar pela necessidade do seu cliente, mais disponível ele se mostrará em ser recíproco em relação a você e ao seu produto ou serviço.

Mantenha a Autoconfiança
Confiança é um sentimento contagioso, se você acredita em si próprio, em sua companhia e em seu produto ou serviço, o seu cliente acreditará e confiará em você também. Autoconfiança também ajuda com a rejeição a pode motivá-lo a persistir e continuar tentando. Ter uma vantagem assertiva em vendas é uma das principais ferramentas a ser cultivada.

Improviso e Bom Humor
A última coisa que um cliente quer ouvir é uma apresentação chata que foi memorizada. É importante adaptar cada apresentação ao cliente potencial que vá ao encontro de suas necessidades, ou seja, é preciso fazer perguntas, possuir senso de humor, aprender a improvisar, ser criativo em certas partes de sua apresentação tornando-a mais atrativa e compreensível.
Ambas as habilidades, humor e improviso, lhe darão vantagens competitivas em vendas. Dessa forma, você ganhará confiança e flexibilidade para aumentar seu potencial de venda, além de construir relacionamentos de confiança com seus clientes.

Integridade
Integridade e lealdade são traços que um cliente potencial busca em um profissional de vendas. Os clientes buscam se sentir confiantes enquanto compram um produto ou serviço e querem ter certeza de que você está oferecendo um acordo honesto para solucionar o problema deles. Através do estabelecimento ou construção de credibilidade, relacionamento e transparência, o cliente se sentirá confortável em trabalhar com você, tornando-se um grande parceiro.

Adaptabilidade
Ser flexível ajudará você a detectar o que precisa mudar ou ser trocado e o que deverá se manter como está, de acordo com as circunstancias de cada cliente. Adaptar-se a essas mudanças lhe ajudará a construir melhores relacionamentos com o cliente e trabalhar com melhores estratégias.
Existem vários caminhos de abordagem de vendas, é importante que você se destaque da maioria e continue desenvolvendo métodos já existentes. Ao assumir essa mentalidade e usar suas habilidades emocionais e intelectuais em conjunto com suas ferramentas convencionais de vendas, você pode ser tornar um profissional de vendas de sucesso.

Perguntas